Sanatana Dharma - saiba mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo


Entre os estudiosos e divulgadores das escrituras indianas, o que se conhece como Hinduísmo é na verdade referido como Sanatana Dharma, que quer dizer Eterno Dever, ou Eterno Caminho, Eterna Retidão.

Sanatana significa Eterno e Dharma significa Dever. O Sanatana Dharma é o Eterno Dever que diz respeito não apenas aos hindus, mas a todos os seres da criação, incluindo animais, deidades, humanidade, deuses.

Dharma é usado para se referir a qualquer conjunto de princípios que governam os deveres morais e a conduta humana na Terra. Então é comum usar a palavra Dharma para se referir a religião.

A essência do Dharma é proteger a ordem e a regularidade do mundo através de obrigações específicas, uma lei cósmica que se manifesta e é compartilhada através de um sistema que chamamos de religião.

O que são obrigações específicas?

Por exemplo, o Dharma de um formador de família (Grihastha) é prover sustento material para que sua família exista com saúde e crescimento físico, mental, emocional, espiritual.

É diferente do Dharma de um Sannyasin cujo objetivo é enriquecer a sociedade com conceitos filosóficos e proteger o Dharma, através do conhecimento do mesmo.

Todos os seres e objetos do mundo manifesto têm um papel a cumprir e um dever específico na criação: isto é o Sanatana Dharma.

Origem da palavra Hindu