Sanatana Dharma - saiba mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo


Entre os estudiosos e divulgadores das escrituras indianas, o que se conhece como Hinduísmo é na verdade referido como Sanatana Dharma, que quer dizer Eterno Dever, ou Eterno Caminho, Eterna Retidão.

Sanatana significa Eterno e Dharma significa Dever. O Sanatana Dharma é o Eterno Dever que diz respeito não apenas aos hindus, mas a todos os seres da criação, incluindo animais, deidades, humanidade, deuses.

Dharma é usado para se referir a qualquer conjunto de princípios que governam os deveres morais e a conduta humana na Terra. Então é comum usar a palavra Dharma para se referir a religião.

A essência do Dharma é proteger a ordem e a regularidade do mundo através de obrigações específicas, uma lei cósmica que se manifesta e é compartilhada através de um sistema que chamamos de religião.

O que são obrigações específicas?

Por exemplo, o Dharma de um formador de família (Grihastha) é prover sustento material para que sua família exista com saúde e crescimento físico, mental, emocional, espiritual.

É diferente do Dharma de um Sannyasin cujo objetivo é enriquecer a sociedade com conceitos filosóficos e proteger o Dharma, através do conhecimento do mesmo.

Todos os seres e objetos do mundo manifesto têm um papel a cumprir e um dever específico na criação: isto é o Sanatana Dharma.

Origem da palavra Hindu

A palavra 'Hindu' não é uma palavra do sânscrito. Ela surgiu há aproximadamente 3.500 anos a partir da dificuldade dos persas de pronunciarem a palavra 'Sindhu', que eles usavam para denominar o povo que vivia no leito do rio Sindhu.

A palavra Sindhu, em sânscrito quer dizer 'oceano' ou 'mar'.

Com a influência dos britânicos na Índia, outra transformação linguística teve início e religião Hindu passou a ser chamada de Hinduísmo (Hinduism).

O que é religião no ocidente?

Religião, tecnicamente se refere a um conjunto de regras e regulamentos estabelecidos por um Profeta ou Mensageiro de Deus. Religião tem um Livro Sagrado e seus seguidores depositam toda sua fé neste livro.

Entre os estudiosos do sânscrito, é dito que não existe palavra na língua que se refira à Religião. O Hinduísmo não tem um Profeta ou um único livro sagrado. São diversas escrituras e milhares de sábios, iogues, mestres e rishis que ensinaram a humanidade suas disciplinas sobre o mesmo Deus (Brahman), mas de formas diferentes.

Veja também: Pesquisa aponta que dentre as pessoas com uma religião as Hindus são as mais felizes

As Sampradayas no Hinduismo

Sampradayas são tradições, vertentes variadas dentro da própria religião Hindu. Existem muitas sampradayas sendo as principais:

Vaishanavas - tradição devocional que celebra o Senhor Vishnu como Supremo Deus. Se dedicam a leitura de épicos como Ramayana, Mahabharata e Bhagavad Gita.

Shaivas - tradição que celebra Senhor Shiva como supremo Deus. Aceitam a filosofia dualista e não-dualista ao mesmo tempo, se dedicam com mais ênfase à Yoga.

Shaktas - celebram a Divina Mãe (Devi) e suas diferentes formas: Kali, Durga, Lakshmi, Saraswati

Smartas - celebram todas as deidades como se fossem a mesma e, em seus templos, é incluído cinco deidades chamado Panchadevata: Ganesha, Shiva, Devi, Vishnu e Surya - e ambas as manifestações com forma (saguna) e sem forma (nirguna).

Essa tradição teve início com o grande filósofo e reformador do Hinduísmo Adi Shankara.

Respeito às demais religiões é a marca do Sanatana Dharma

Toda religião tem o seu valor e seu Dharma próprio. Cada religião toca o coração e as necessidades de cada tipo de pessoa. Seja qual for a cognição e a mente que uma pessoa apresente, se o que ela segue e vive em sua religião lhe dá mais energia, ânimo e inteligência, ela está vivendo dharmicamente.

Conversões religiosas e intolerância a qualquer tradição são são aceitos no Sanatana Dharma.

#sanatanadharma #religião #hindu #hinduismo #shankara #eternodever #grihastha #sannyasin #sindhu #persa #britânico #profeta #Deus #deus #mensageiro #sânscrito #sampradaya #rishis #vaishnava #shaiva #shakta #smarta #ganesha #shiva #devi #vishnu #surya #conversãoreligiosa

banner-portal-vedico.png

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados