top of page

Sanatana Dharma - saiba mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo


Entre os estudiosos e divulgadores das escrituras indianas, o que se conhece como Hinduísmo é na verdade referido como Sanatana Dharma, que quer dizer Eterno Dever, ou Eterno Caminho, Eterna Retidão.

Sanatana significa Eterno e Dharma significa Dever. O Sanatana Dharma é o Eterno Dever que diz respeito não apenas aos hindus, mas a todos os seres da criação, incluindo animais, deidades, humanidade, deuses.

Dharma é usado para se referir a qualquer conjunto de princípios que governam os deveres morais e a conduta humana na Terra. Então é comum usar a palavra Dharma para se referir a religião.

A essência do Dharma é proteger a ordem e a regularidade do mundo através de obrigações específicas, uma lei cósmica que se manifesta e é compartilhada através de um sistema que chamamos de religião.

O que são obrigações específicas?

Por exemplo, o Dharma de um formador de família (Grihastha) é prover sustento material para que sua família exista com saúde e crescimento físico, mental, emocional, espiritual.

É diferente do Dharma de um Sannyasin cujo objetivo é enriquecer a sociedade com conceitos filosóficos e proteger o Dharma, através do conhecimento do mesmo.

Todos os seres e objetos do mundo manifesto têm um papel a cumprir e um dever específico na criação: isto é o Sanatana Dharma.

Origem da palavra Hindu

A palavra 'Hindu' não é uma palavra do sânscrito. Ela surgiu há aproximadamente 3.500 anos a partir da dificuldade dos persas de pronunciarem a palavra 'Sindhu', que eles usavam para denominar o povo que vivia no leito do rio Sindhu.

A palavra Sindhu, em sânscrito quer dizer 'oceano' ou 'mar'.

Com a influência dos britânicos na Índia, outra transformação linguística teve início e religião Hindu passou a ser chamada de Hinduísmo (Hinduism).

O que é religião no ocidente?

Religião, tecnicamente se refere a um conjunto de regras e regulamentos estabelecidos por um Profeta ou Mensageiro de Deus. Religião tem um Livro Sagrado e seus seguidores depositam toda sua fé neste livro.

Entre os estudiosos do sânscrito, é dito que não existe palavra na língua que se refira à Religião. O Hinduísmo não tem um Profeta ou um único livro sagrado. São diversas escrituras e milhares de sábios, iogues, mestres e rishis que ensinaram a humanidade suas disciplinas sobre o mesmo Deus (Brahman), mas de formas diferentes.

As Sampradayas no Hinduismo

Sampradayas são tradições, vertentes variadas dentro da própria religião Hindu. Existem muitas sampradayas sendo as principais:

Vaishanavas - tradição devocional que celebra o Senhor Vishnu como Supremo Deus. Se dedicam a leitura de épicos como Ramayana, Mahabharata e Bhagavad Gita.

Shaivas - tradição que celebra Senhor Shiva como supremo Deus. Aceitam a filosofia dualista e não-dualista ao mesmo tempo, se dedicam com mais ênfase à Yoga.

Shaktas - celebram a Divina Mãe (Devi) e suas diferentes formas: Kali, Durga, Lakshmi, Saraswati

Smartas - celebram todas as deidades como se fossem a mesma e, em seus templos, é incluído cinco deidades chamado Panchadevata: Ganesha, Shiva, Devi, Vishnu e Surya - e ambas as manifestações com forma (saguna) e sem forma (nirguna).

Essa tradição teve início com o grande filósofo e reformador do Hinduísmo Adi Shankara.

Respeito às demais religiões é a marca do Sanatana Dharma

Toda religião tem o seu valor e seu Dharma próprio. Cada religião toca o coração e as necessidades de cada tipo de pessoa. Seja qual for a cognição e a mente que uma pessoa apresente, se o que ela segue e vive em sua religião lhe dá mais energia, ânimo e inteligência, ela está vivendo dharmicamente.

Conversões religiosas e intolerância a qualquer tradição são são aceitos no Sanatana Dharma.

bottom of page