top of page

Entenda o conceito de Seva e Karma Yoga, a arte do serviço abnegado


Na cultura védica, Seva ou Karma Yoga (a Yoga da ação) é uma prática e uma técnica que favorece imensamente o crescimento espiritual e ao mesmo tempo traz purificação em muitos níveis, tanto para o indivíduo engajado no serviço quanto para a sociedade como um todo.

Mas o que é precisamente o Seva? Seva é uma palavra em sânscrito que pode ser traduzida como 'serviço abnegado'. Ou seja, todo trabalho que não visa o interesse próprio e sem o pensamento de recompensa, levando em consideração o bem-estar social e de todos os seres, dedicado ao Supremo ou ao mestre espiritual, é considerado um Seva.

"O segredo do karma yoga que é fazer ações sem qualquer desejo fruitivo é ensinado pelo Senhor Krishna no Bhagavad Gita" (Swami Vivekananda)

A maneira comum de trabalhar sempre está associada a alguma recompensa. É natural ter a ambição (consciente ou inconsciente) que o trabalho que exercemos nos traga reconhecimento, status, fama, riqueza, sucesso.

Nesta busca, podemos acabar pegos pela ilusão de que é o Ego quem faz e quem merece as honrarias. Pensa-se "Eu faço", "eu sou", "eu mereço", "eu comando", "eu forneço". Com esses pensamentos, esquece-se de que em uma realidade maior e suprema, é na verdade Deus quem executa através de nós.

Ao final da vida, colhemos os resultados de todas as nossas ações, às vezes bons, às vezes ruins.

Sabendo disso e mostrando o caminho adequado para a alma condicionada ao mundo material, Senhor Krishna no Bhagavad Gita declara à Arjuna o seguinte:

"O direito que é devido é o de cumprir a missão e não o de reclamar o resultado da ação. Não considere a si mesmo o objetivo dos seus atos nem se prenda à inação.

Fixando a mente na Yoga, abandonando o desejo de vitória ou de derrota, execute o seu trabalho sem apego ao resultado.

Ó ganhador de riquezas, liberte-se do trabalho motivado pelo lucro mantendo-se bem distante das ações abomináveis. Os míseros avarentos é que querem desfrutar dos resultados da ação. Quem é consciente de Mim serve-Me com devoção.

A pessoa que se ocupa em servir com devoção encontra-se liberada de todas as reações. Por isso pratique yoga que é fazer tudo com arte"

Há muitas maneiras de um Seva ser realizado dependendo muito da maturidade de consciência de cada um.

O termo geralmente está associado ao trabalho feito nos ashrams (local de retiro espiritual) e templos.

No entanto, qualquer trabalho dedicado ao bem-estar do próximo e a Deus, sem interesse pessoal é um serviço devocional e é devidamente prescrito no Bhagavad Gita como o caminho do Karma Yoga.

bottom of page