Entenda o conceito de Seva e Karma Yoga, a arte do serviço abnegado

05/02/2018

 

Na cultura védica, Seva ou Karma Yoga (a Yoga da ação) é uma prática e uma técnica que favorece imensamente o crescimento espiritual e ao mesmo tempo traz purificação em muitos níveis, tanto para o indivíduo engajado no serviço quanto para a sociedade como um todo.

 

Mas o que é precisamente o Seva?

Seva é uma palavra em sânscrito que pode ser traduzida como 'serviço abnegado'. Ou seja, todo trabalho que não visa o interesse próprio e sem o pensamento de recompensa, levando em consideração o bem-estar social e de todos os seres, dedicado ao Supremo ou ao mestre espiritual, é considerado um Seva. 

 

 

 

 

 

 


"O segredo do karma yoga que é fazer ações sem qualquer desejo fruitivo é ensinado pelo Senhor Krishna no Bhagavad Gita" (Swami Vivekananda)

 

 

A maneira comum de trabalhar sempre está associada a alguma recompensa. É natural ter a ambição (consciente ou inconsciente) que o trabalho que exercemos nos traga reconhecimento, status, fama, riqueza, sucesso. 

 

Nesta busca, podemos acabar pegos pela ilusão de que é o Ego quem faz e quem merece as honrarias. Pensa-se "Eu faço", "eu sou", "eu mereço", "eu comando", "eu forneço". Com esses pensamentos, esquece-se de que em uma realidade maior e suprema, é na verdade Deus quem executa através de nós.

 

Ao final da vida, colhemos os resultados de todas as nossas ações, às vezes bons, às vezes ruins.

 

Sabendo disso e mostrando o caminho adequado para a alma condicionada ao mundo material, Senhor Krishna no Bhagavad Gita declara à Arjuna o seguinte:

 

"O direito que é devido é o de cumprir a missão e não o de reclamar o resultado da ação. Não considere a si mesmo o objetivo dos seus atos nem se prenda à inação.

 

Fixando a mente na Yoga, abandonando o desejo de vitória ou de derrota, execute o seu trabalho sem apego ao resultado.

 

Ó ganhador de riquezas, liberte-se do trabalho motivado pelo lucro mantendo-se bem distante das ações abomináveis. Os míseros avarentos é que querem desfrutar dos resultados da ação. Quem é consciente de Mim serve-Me com devoção.

 

A pessoa que se ocupa em servir com devoção encontra-se liberada de todas as reações. Por isso pratique yoga que é fazer tudo com arte"

 

Há muitas maneiras de um Seva ser realizado dependendo muito da maturidade de consciência de cada um.

 

O termo geralmente está associado ao trabalho feito nos ashrams (local de retiro espiritual) e templos.

 

No entanto, qualquer trabalho dedicado ao bem-estar do próximo e a Deus, sem interesse pessoal é um serviço devocional e é devidamente prescrito no Bhagavad Gita como o caminho do Karma Yoga.

 

Veja também: Sanatana Dharma - Saiba Mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo que poucos conhecem

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload