top of page

O que acontece na morte de acordo com o Hindu Dharma


A comunidade científica atual relaciona a morte à irreversível cessão das funções biológicas do corpo. Você não está mais vivo quando o pulso não pulsa mais e em questão de segundos é considerado clinicamente morto. Mas o que diz o Hindu Dharma sobre a morte? Existe algo a mais além do corpo?

A morte na cultura védica é considerada apenas um processo onde deixa-se o frágil corpo físico que envelhece e acaba cessando com o passar do tempo.

O Atman (alma) não tem um fim permanente, é imortal. O Vedas, escrituras sagradas, explica que a morte faz parte de um processo de desenvolvimento perpétuo, tanto para a alma quanto para o Universo em larga escala. Desta forma, acredita-se em reencarnação na qual o Atman nasce várias vezes: deixa-se o corpo e continua-se evoluindo nos mundos internos em formas sutis.

É mencionado no Bhagavad Gita:

"Assim como o homem deixa suas roupas usadas e veste novas roupas, assim também a alma encarnada se desfaz de seu corpo usado e entra em um novo"

A alma necessita nascer continuamente até que supere o estado de delusão e alcance o estado de equanimidade realizando sua completude. A morte, é apenas outro passo no processo natural do Samsara (a palavra em sânscrito para o ciclo de reencarnações).

Aqueles que estudam os ensinamentos hindus não vêem a morte como uma grande calamidade. Ao invés disso, a vê como uma oportunidade espiritual, o caminho que leva à perfeita união com Deus. Também acredita-se que tudo origina-se de Deus e o destino final também é Ele. Então a morte é um evento natural no qual o Atman move-se para próximo do Moksha (liberação final), ou seja, União da alma com o Supremo Deus.

A cessão temporária das atividades do corpo é um meio necessário para que se atualize os recursos e energias e é uma oportunidade para que o indivíduo tenha suas energias renovadas e que corrija o seu caminho. Cada experiência de vida na Terra e cada encarnação oferece à alma individual a oportunidade de aprender e superar seus inconsistências e preconceitos, afim de que se torne o Todo.

Karma - as ações e escolhas feitas em vida

A tradução literal da palavra 'karma' que dizer 'ações'. As ações em vida acabam sendo o destino do indivíduo após a morte. O estado da mente no momento da morte como se manifesta sua consciência decide em qual direção Jiva (a alma individual) seguirá e em qual forma ela aparecerá novamente. Pensamento negativos e ações reprováveis levará o indivíduo mundos inferiores onde existirá sofrimento. O sofrimento pode reformá-lo ou empurrá-lo a mais maldade dependendo de seu Samsara anterior. Lança-se à mundos superiores, aqueles que cumprem suas obrigações, de acordo com o Dharma.

bottom of page