O que diz as escrituras védicas sobre o vegetarianismo?


Uma pesquisa realizada pela Hindu apontou que ao menos 31% dos indianos são vegetarianos. E os estudos indicam também que dos que comem carne menos de 30% comem regularmente, sendo o vegetarianismo menos comum entre a comunidade muçulmana.

No Brasil e no ocidente em geral, o estilo de vida vegetariano se expande a cada ano, sendo que no Brasil já são 5 milhões de pessoas (8% da população) e com isso o mercado vegano cresce 40% ao ano.

Apesar dessa mudança positiva de consciência em todo mundo, é comum ouvir alguns praticantes do hinduísmo dizerem que os shastras (escrituras védicas) não condenam comer carne, sendo uma prática comum.

Obviamente, na modernidade comer carne não se resume a matar um animal e comê-lo: há todo o problema da indústria da carne, depredação da natureza e milhares de animais sendo mortos diariamente.

Mas o que realmente diz as escrituras védicas sobre a carne? A seguir alguns trechos dos shastras a respeito do tema:

Bhagavad Gita

Senhor Krishna diz "Aqueles que preparam a comida para os prazeres dos sentidos apenas, em verdade comem apenas pecado"

"Os sábios vêm com igualdade o brâmane, dotado de saber e de modéstia, a vaca, o elefante, o cão e o pária". Neste verso, Senhor Krishna deixa claro que a Alma vive em todos os seres, então não há lógica em causar sofrimento ou crueldade à eles.

Manu Samhita