top of page

'Se você colocar óculos amarelos, verá tudo amarelo', uma história contada por Paramahamsa R


Um sadhu (asceta) estava sentado em samadhi à sombra de uma árvore ao lado de uma estrada. Um homem que caminhava pela estrada olhou para o sadhu e pensou: "Provavelmente ele está bêbado". O sadhu estava tremendo um pouco e o viajante assumiu que era um tremor de bêbado.

Um outro homem caminhava por ali, mas sua linha de pensamentos o levou a uma conclusão diferente: "Esse homem parece feliz. Provavelmente está esperando sua namorada chegar".

O sol estava se pondo quando o próximo homem chegou. Ele viu essa figura sombreada sentada sob a árvore e pensou: "Ele pode ser um ladrão.

Provavelmente está se escondendo sob a árvore para poder saltar e atacar as pessoas que passarem por ali. Eu vou manter distância porque ele pode ser perigoso". Ele tomou um pequeno desvio pelos campos e com isso se sentiu mais seguro.

Logo depois um quarto homem apareceu. Ele era um buscador espiritual avançado e no meio da escuridão pôde detectar um halo de luz ao redor da cabeça do sadhu.

"Esse homem deve ser um iluminado", ele pensou, e então foi até ele e se prostou.

As pessoas percebem os jnanis através dos prismas distorcidos de suas mentes. Mais do que isso não podem fazer. Se você colocar óculos amarelos, você verá tudo amarelo. Mude a cor das lentes e a cor daquilo que você vê também muda. O jnani não tem lente distorcida nem prismas para obscurecer, fragmentar ou mudar sua visão. Ele vê tudo como Deus, como seu próprio Eu Real.

- Trecho do Livro "Os ensinamentos finais de Annamalai Swami", David Godman, pag. 56. Editora Above

bottom of page