Sânscrito - uma das línguas mais antigas da humanidade
Sânscrito significa 'aperfeiçoado' ou 'refinado'. É uma das línguas mais antigas (se não a mais antiga) criadas na humanidade. Ela teve início no subcontinente indiano, sendo o sânscrito védico sua forma mais antiga que data até 2000 anos a.C.
Ela é conhecida como a mãe de todas as línguas e ainda hoje integra a lista dos 22 idiomas oficiais da Índia. Ela é também a língua litúrgica (língua utilizada para compilar os ritos e cerimônias) do Hinduísmo, Budismo e Jainismo.
Os estudiosos do sânscrito explicam que há uma distinção entre o sânscrito védico e o sânscrito clássico que surgiu em seguida. No entanto, as duas variedades são muito similares. Elas diferem apenas em alguns pontos da fonologia, gramática e vocabulário.
Originalmente, o sânscrito não era considerado um linguagem separada, mas uma maneira refinada de falar, uma marca do status e educação, pois era estudado pelos brahmins. Existia junto ao sânscrito vernáculos falados chamados de Prakrits, que mais tarde se tornaram os idiomas indo-arianos modernos como hindi, begali, gujarati, etc.
O sânscrito continuou a ser utilizado como primeira língua mesmo muito tempo depois de deixar de ser falado.
Na Índia e sudeste da Asia, o sânscrito tem um reconhecimento parecido com o do Latin e Grego no mundo ocidental. O sânscrito é tido como língua materna de milhares de pessoas na Índia e ao redor do mundo.
Como parte integral da tradição e filosofia hindu, o sânscrito é usado hoje como língua cerimonial nos rituais hindus e também é requerido em faculdades.
Sânscrito escrito
O sânscrito é escrito com o alfabeto chamado Devanagari (em sânscrito: देवनागरी, traduz-se como deva: "divindade"; e nagari: "urbana", ou seja, "[a escrita] urbana dos deuses").
Existem vários sistema de transliteração onde utiliza-se o alfabeto latin para a transcrição do sânscrito com o mínimo de perdas possíveis. O mais utilizado é o IAST (sigla para: Alphabet of Sanskrit Transliteration)
Curiosidades
A maior palavra do mundo segundo o Guiness Book é esta acima. São 195 caracteres na escrita original (428, se escrita em alfabeto romano).
Esta palavra é uma aglutinação de termos descrevendo uma região da Índia próximo de Kanci, Tamil Nadu.
Ela aparece em um trabalho do século 16 chamdo Queen of Vijayangara, de Tirumalãmbã.