top of page

Pitru Paksha: Saiba o que significa os 15 dias de honra aos ancestrais


Pitru Paksha é um período de 15 dias no mês de setembro no qual homenageia-se os ancestrais da família principalmente oferecendo alimento. O período é chamado também de Pitri Paksha, Shradh, Tarpan, Mahalaya Shraddha, Pitri Pokkho, Sola Shraddha, Kanagat, Jitiya, Mahalaya Paksha and Apara paksha.

Na tradição védica, o termo Ancestrais inclui três gerações de parentes que se foram, tanto do lado paterno quanto materno. Inclui também parentes próximos como irmãos(ãs), filhos(as), esposo(a), tios(as) e também a família do cônjuge.

"O ritual é uma maneira de nos equilibrar com as forças da natureza, uma vez tanto os que vivem neste mundo quanto os que partiram dele fazem parte de uma mesma força vital da Consciência que está na base da criação. Desta forma, fazer uma oração e receber orações e boas intenções traz auspiciosidade para a nossa vida e para a vida de quem nos precedeu neste mundo". (Do website Siddha Yoga path)

 

Pitru Paksha, Karna e Mahabharata

No lendário épico Mahabharata, o grande lutador Karna era conhecido como o melhor dos Doadores (Daanveer) - apesar de estar contra o exército de Krishna.

Ao morrer na guerra de Kurukshetra, sua alma transcendeu ao céu, onde lhe ofereceram ouro e jóias como alimento.

Karna, o melhor dos Doadores. Fonte: crédito

Karna ficou confuso pois precisava de comida de verdade para comer e perguntou a Indra, o senhor do céu, o motivo de servir para ele ouro como alimento. Indra disse a Karna que ele doou ouro a vida toda, mas nunca doou comida para seus ancestrais em Shraddha.

Karna disse que, como ele não tinha conhecimento de seus antepassados, ele nunca doou nada em sua memória.

Para se reconciliar, Karna foi autorizado a retornar à Terra por um período de 15 dias, para que ele pudesse realizar Shraddha e doar comida e água em memória aos seus ancestrais. Esse período é conhecido como Pitru Paksha.

 

Pitru Paksha e o momento astrológico

De acordo com os épicos, o início de Pitru Paksha acontece quando Surya (Sol) entra no rashi (signo) de Kanya (Virgem).

Neste momento é dito que as almas deixam Pitru-loka, o local entre a terra e o céu onde os ancestrais residem, e passam o período com os seus descendentes por um mês até que o Sol entre no próximo rashi.

De acordo com o calendário lunar do Sul da Índia, a data corresponde ao mês lunar de Bhadrapada começando na Lua Cheia ou no dia após a Lua Cheia.

Ritual e oferenda aos ancestrais

Na Índia, o ritual e oferendas são extensos e seguem inúmeras regras e regulações. O Shraddha é feito pelo filho mais velho da família. Em Sarvapitri Amavasya, a filha também pode oferecer Shraddha para a parte materna, caso não haja filho.

Há também práticas como meditação, mantras e orações dedicadas a enviar bençãos aos ancestrais.

Em 2019, Pitru Paksha acontece de 13 a 28 de setembro.

Oração da Plenitude - Shanti Mantra do Isha Upanishad

A seguinte passagem dos Upanishads invoca a presença da Verdade eterna na forma do Coração Eterno que existe em todos os seres.

Durante Pitru Paksha, pode-se oferecer a prece aos seus entes queridos que partiram como uma invocação da Verdade e do Coração Eterno.

Om Purnamadah Purnamidam Purnaat Purnamudachyate Purnasya purnamadaya Puranamevavashishyate Om Shanti Shanti Shanti

Significado:

Om Aquilo (Mundo Externo) é Purna (Cheio de Consciência Divina); Isto (Mundo Interno) é também Purna (Cheio de Consciência Divina)

A partir de Purna (Da Completa Consciência Divina) Manifesta-se Purna (se manifesta a própria Consciência Divina)

Mesmo tirando Purna de Purna (Mesmo aquilo que é emanado da Consciência Divina) Purna ainda assim continua perfeito (também é completo e perfeito em si mesmo).

Om, paz, paz, paz

Foto Inicial: crédito

bottom of page