5 Dicas para Azia e Queimação no estômago, uma visão ayurvédica

02/01/2020

 

Azia, queimação, refluxo estomacal são comumente considerados problemas de pequena importância. Mesmo sendo um desconforto recorrente na vida de muitas pessoas, ele vai sendo tratado com auto-medicação como sal de frutas ou pastilhas vendidas em qualquer farmácia.

 

No Ayurveda, a Medicina Indiana de saúde e longevidade, sintomas persistentes de azia e mal estar no estômago são sinais importantes de desequilíbrios mais profundos sendo importante tratá-los a partir de sua raiz.

 

Na visão do Ayurveda, problemas de acidez tem origem no desequilíbrio Pitta e pode ser acompanhado por problemas de pressão alta, sudorese, diarréia, além de efeitos emocionais negativos como raiva, impaciência, estresse.

 

Abaixo trazemos 5 dicas importantes para evitar que o problema de azia se estabeleça evitando que se desenvolva para problemas mais complicados como gastrites e úlceras

 

Veja também: Receita Fácil de Sopa Ayurvédica para Limpeza de Ama (Toxinas) do Organismo

Remédios ayurvédicos para o tratamento de refluxo

 

Amla ou Amalaki - Uma das melhores ervas ayurvédicas para o tratamento de acidez é o Amla utilizado para vários problemas digestivos. O Amla deve ser tomado com leite morno ou ingerido junto com vegetais para ajudar a resolver os problemas do estômago.


Coentro - O coentro é também uma especiaria muito eficaz e benéfico no tratamento da acidez. A recomendação é tomar uma colher de sopa de extrato de coentro com um pouco de ghee para diminuir a acidez no estômago.


Hortelã - A família do hortelã que inclui hortelã-pimenta, hortelã e manjericão ou tulsi fornecem óleos naturais que ajudam a aliviar a azia e seus sintomas.  Mastigar algumas folhas frescas da erva ajuda a aliviar a dor. 


Alcaçuz - Tratamentos ayurvédicos também utilizam a raiz de alcaçuz para reduzir problemas estomacais por meio de chás.

 

5 Dicas para Evitar Azia e Má Digestão 


1. Coma de forma regular diariamente
Comer refeições em horários regulares (principalmente o café da manhã) é importante para equilibrar Pitta. Além disso, recomenda-se nunca comer até o máximo da capacidade do estômago, evite excesso de todos os tipos

 

2. Reduza Cafeína

A acidez do café é um dos gatilhos para problemas de azia de muita gente. Consumir com moderação pode reduzir o problema. Substituir o café pelo Massala Chai, uma bebida quente com menos cafeína é definitivamente uma alternativa bastante saborosa!

 

3. Alimentos que aumentam Pitta
Pressentindo uma crise estomacal você pode logo de começo evitar alimentos como tomates, alho, pimenta do reino, chocolate, chás, além de sucos cítricos, refrigerantes, bebidas alcólicas.

 

4. Não beba junto das refeições
O consumo de sucos e bebidas junto das refeições é responsável por desequilibrar o sistema digestivo. A vontade de beber concomitante à refeição geralmente acontece quando a comida é muito picante ou muito salgada. Então reduzir sal e condimentos picantes cortará a necessidade de bebidas junto das refeições.

 

5. Manter uma postura anti-estresse
Fatores emocionais como estresse desequilibram a mente e corpo. Pessoas muita ativas e com predominância Pitta muitas vezes não se dão conta de estar excedendo o volume de tarefas e atividades, colocando-se em situações de estresse e problemas decorrentes dela. Sempre recorra a práticas para pacificar a mente e emoções como Meditação, exercícios, Yoga, passeios junto a natureza e momentos de lazer.


Imagem Inicial: fonte

 

 

 

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