top of page

4 Benefícios do Kajal: o cosmético que embeleza, protege e nutre os olhos


A Índia tem uma longa tradição em produtos de beleza naturais com extenso uso de pó, óleos e misturas que são uma parte cultural importante na vida de muitas pessoas, sendo alguns hábitos passados de geração para geração.

Aqui no Ocidente, há cada vez mais conscientização sobre componentes tóxicos presentes em nossos shampoos, desodorantes, esmaltes, maquiagens e perfumes e os efeitos negativos disto.

No Brasil, apesar da fiscalização da Anvisa, não se sabe até que ponto o uso contínuo e acúmulo de substâncias como: parabeno, alúminio, triclosan, tocoferol, amônia, formol, derivados de petróleo, tolueno, chumbo, entre outras — são os responsáveis pelo aparecimento de doenças sérias e que levam a morte a longo prazo.

Por este motivo, hoje, muitos buscam alternativas para produtos de beleza industrializados. Tanto que é possível encontrar no país, com facilidade, alguns itens que se tornaram popular de uma década para cá como: óleo de côco para umectação dos cabelos, óleo de Amla para volume, óleo de Argan para pele e cabelo, além da já conhecida Henna para tonalizar os cabelos.

E a mais nova descoberta dos brasileiros nesse universo de cosméticos indianos é o Kajal.

O que é o Kajal?

O Kajal (também conhecido como Surma, Anjana, Kajalh, Kanmashi, Kaadige, Kaatuha, Kan Mai e chamado Kohl nos paises árabes) é semelhante ao lápis de olho. No entanto, é uma fórmula ayurvédica para a saúde dos olhos. Ele é um dos cosméticos mais antigos da humanidade, aparecendo também na cultura árabe, egípcia.

Por ser utilizado também para fins terapêuticos ele é aplicado não apenas nos olhos das mulheres, mas também em homens e crianças.

Com uma textura mais macia que o lápis de olho, o Kajal, é confeccionado com extratos e óleos que protegem e dão um aspecto viscoso aos olhos. A esclera (parte branca do olho) fica visivelmente mais branca e brilhosa com o uso do Kajal. Veja também: Gandusha: a milenar prática do bochecho com óleo que beneficia a saúde geral

Do que é feito o Kajal?

Na Índia, algumas mulheres confeccionam o seu próprio Kajal em casa e vende-se também nas lojas. A receita varia muito de lugar para lugar e de marca para marca. Em geral, o produto pode levar em sua composição: óleo de amêndoa, Ghee, óleo de ricino, rosa damascena, sândalo, Triphala (composto muito utilizado no Ayurveda), Haritaki, óleo de Gergelim, cânfora, cravo, entre outros.

 

4 Benefícios do Uso do Kajal

Todos esses ingredientes trazem não só beleza aos olhos, mas saúde e proteção em meio a poluição crescente das grandes cidades.

1. Vitamina E: ajuda a curar os olhos

O Óleo de Ricino traz diversos benefícios aos olhos pois é rico em Vitamina o que faz com que os cílios fiquem mais fortes e grossos, além de curar irritações.

2. Anti-bactericida natural

Se feito de forma tradicional com utensílios de cobre, o Kajal tem propriedades purificadoras aos olhos, mantendo-os livre de infecções e até melhorando a visão.

3. Acalma irritação ocular

Cânfora ajuda a manter os olhos frescos, sem tensão e mantém a saúde geral dos olhos.

4. Ajuda a clarear olheiras

O Ghee (manteiga clarificada) sendo um dos componentes do Kajal, ajuda a limpar os olhos de depósitos de sais, com isso controlando aparecimento de olheiras.

 

Kajal e Uso Cultural

Na Índia aplica-se o Kajal nos olhos de bebês e crianças pequenas. Acredita-se que, por serem mais sensíveis, elas ficam a mercê de mau-olhado.

Imagem: Fonte

Imagem: fonte

O Kajal além de proteger da poluição as protege também da urucubaca.

Marcas, tipos, onde encontrar?

Há diversos tipos de marcas e até mesmo algumas marcas brasileiras que atestam o mesmo efeito do Kajal.

Imagem: Crédito

Ele está disponível em formato pincel, lápis, líquido, no entanto a forma mais popular é parecido com um bastão facilitando a aplicação e a durabilidade do produto. Ele é encontrado em lojas de produtos indianos, ayurvédicos e também em plataformas como Mercado Livre. Basta pesquisar se é de boa procedência. Veja também: Passo a passo de como aplicar o Amla em pó nos cabelos

Imagem: Crédito

bottom of page