2 Formas de preparar Kadha, o remédio caseiro ayurvédico para gripes e resfriados

09/05/2019

 

De acordo com o Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, gripes e resfriados são mais comuns quando tem início a transição do clima quente de Verão (governado por Pitta) para os meses de temperatura mais seca e fria do outono e inverno. 

 

A mudança de estação pode enfraquecer a imunidade, tornando o corpo mais suscetível ao aparecimento de viroses e todos os desconfortáveis sintomas da condição como nariz entupido, espirros, tosse, coriza, febre, dor de garganta e dores no corpo. 

 

É dito também que existem dois motivos principais pelo qual pegamos gripe ou resfriado: primeiro, pouco cuidado à própria rotina (Dinacharya) por meio de alimentação, exercícios e descanso adequados. Sem uma rotina a vitalidade do corpo e sua imunidade decai facilitando a infestação de vírus e bactérias.

 

O segundo motivo é uma própria necessidade do corpo de uma limpeza interna devido ao acúmulo de toxinas por diversas fontes: poluição, agrotóxicos, química dos alimentos industrializados, toxinas acumuladas de má digestão, e também toxinas emocionais.

 

No Ayurveda, o Vata dosha é responsável pelo equilibrio do sistema imunológico e o Kapha é responsável pelo equilíbrio do sistema respiratório e nasal. A gripe ocorre quando há desequilíbrio nestes dois doshas e se for seguida de febre há também o desequilíbrio Pitta. 

 

Kadha, remédio ayurvédico para o sistema imunológico

 

Kadha, também chamado Kaadha ou Karha é um remédio caseiro ayurvédico muito comum na Índia. O chá é feito a partir de uma mistura de ervas e especiarias fáceis de encontrar na cozinha como pimenta do reino, alho, açafrão, gengibre, etc.

 

Apesar de simples e barato, o remédio é vastamente utilizado para fortalecer a imunidade e combater infecções. Abaixo, apresentamos 2 receitas de Kadha para um inverno sem gripe.

 

Kadha de Manjericão

 

- Um punhado (10-15 folhas) de manjericão

- 3 dentes de alho amassado

- 1 colher de chá de pimenta preta em pó (de preferência moída na hora)

- 1/2 colher de chá de açafrão em pó

- 1 colher de sopa cheia de gengibre ralado

- 2 colheres de sopa de mel 

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo 

 

Preparo: Lave as folhas de manjericão. Coloque de 2 a 3 xícaras de água para ferver em panela pequena. Adicione todos os ingredientes (menos o mel) e deixe ferver até quase metade da água evaporar. Coe, adicione o mel quando o líquido amornar. Beba quente pelo menos três vezes ao dia.

 

Kadha de Canela

 

- 1 colher de sopa de cardamomo em pó
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- 1 colher de sopa de pimenta preta em pó
- 3 xícaras de água
- Mel (à gosto)

 

Preparo: Em uma panela, ferva a água e adicione o cardamomo, canela, gengibre em pó e pimenta preta. Ferva até restar cerca de 1 xícara do chá. Se for adicionar mel, adicione antes de consumir quando o líquido estiver mais amornado

 

Imagem: crédito


 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados