10 Benefícios de beber água armazenada em recipiente de Cobre, segundo o Ayurveda


garrafa e copo em cobre sobre a mesa

Em um passado bem recente, o hábito de armazenar água potável em jarras e copos feitos do metal Cobre era comum na maioria das casas indianas e asiáticas.

No Ayurveda, a Medicina milenar da Índia, esta pequena prática se chama Tamra Jal. Além de equilibrar os doshas, beber água armazenada em recipiente de cobre propicia uma série de benefícios, uma vez que o metal mantém o pH da água alcalino, livre de bactérias, fresca e cheia de Prana (energia vital).

Além disso, quando a água permanece no cobre por mais de oito horas, pequenas quantidades de cobre são dissolvidas nessa água.

O cobre é um importante mineral essencial e micronutriente necessário para diversas funções do organismo como absorção de ferro, desenvolvimento de órgãos, formação de hormônios na tireoide, manutenção dos nervos, anti-oxidante, etc. Veja também: 6 Fatos sobre Flúor: entenda os efeitos negativos da toxina e dicas para retirar

Segundo o respeitável iogue indiano Sadhguru Jaggi Vasudev, "quando a água é bombeada e viaja para sua casa através de muitas curvas em canos de chumbo ou de plástico, muita negatividade acontece com ela. No entanto, por ela armazenar memória, também tem um modo de se recuperar de volta ao seu estado original. (...) O cobre lida com essas coisas por você".