Outono: 4 dicas simples de Ayurveda para ficar bem na estação Vata do ano

21/03/2019

O Outono é conhecido no Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, como um período no qual os elementos Ar e Éter se intensificam e, com isso, mais Prana (energia vital) fica disponível na atmosfera. 

 

Por ser uma estação Vata (seca, fresca, leve, ventosa), a chegada do Outono pode significar um aumento natural da energia, maior capacidade de produzir, entusiasmo, criatividade, tolerância, bom humor, versatilidade, adaptabilidade. 
 

No entanto, se há desequilíbrio (excesso) do dosha Vata na constituição, alguns sinais como: ansiedade, inquietude, falta de sono, perda de peso, pele/cabelo secos, gases intestinais se tornarão mais visíveis sendo necessária mudanças na rotina e alimentação.

 

Veja também: Aprenda Receita Simples de Lassi de Manga

 

Início de Outono em Ladakh, Índia. Foto: crédito


A natureza vai se preparando para a chegada
do inverno: folhas e frutas começam a cair no
chão, sendo conhecida também como uma
época de fartas colheitas.

 

 

Abaixo compartilhamos 4 dicas de Ayurveda para um outono produtivo e pleno de energia.
 

 

1. Prefira uma alimentação que amenize Vata


Nesta época do ano em que a qualidade Vata é dominante, preferir uma dieta alimentar que traga o oposto das qualidades leve e seca pode trazer equilíbrio interno. Então o ideal é consumir alimentos quentes, oleosos, rico em (boa) gordura e que promovem uma profunda nutrição, promovendo um senso de estabilidade, aterramento. 

 

Os sabores doce, azedo e salgado são bem vindos. Temperos picantes, por esquentar o corpo, também são bons para esta época do ano. Evite alimentos e bebidas estimulantes ou muito secos como café, pipoca, etc.

 

Veja também: Receita fácil de Curry de Vegetais para esquentar o inverno
 

 

2. Ter uma rotina mais estrita ajuda a equilibrar Vata


Acordar, dormir e realizar suas atividades diárias sempre no mesmo horário ajudam o corpo a seguir um bio ritmo e equilibrar o dosha Vata. Ideal é acordar cedo e dormir cedo também.

 

Ter o hábito de meditar, respirar, sentar-se
em silêncio e consumir seu alimento de forma
consciente e pacífica ajudam a acalmar o
sistema nervoso nesta época do ano. A ideia
principal é reduzir o ritmo que estará
naturalmente acelerado.

 


3. Época de evitar excessos


Evite excessos de todo tipo como, por exemplo, passar muitas horas sem comer ou dormir tarde e ter poucas horas de sono, exercícios físicos muito rigorosos, muitas horas de estudo, etc. 
 

Às vezes o excesso de Prana (energia vital) pode produzir um otimismo exagerado que leva ao desgaste desnecessário e desequilíbrio Vata.
 

 

4. Abhayanga, massagem com óleo morno


Massagear a pele com óleo de gergelim orgânico morno pode acalmar o sistema nervoso e trazer estabilidade principalmente quando Vata já se encontra agravado causando situações de insônia, ansiedade.

 

Uma dica é massagear a sola dos pés e o couro cabeludo com o óleo de gergelim antes de dormir. Isto promove melhora dos padrões de sono.

O Óleo de Amêndoas puro e orgânico também é uma boa opção.

 

 

 

 

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