Passo a Passo como fazer um pequeno Pooja para Ganesha em casa


Senhor Ganesha é uma das deidades mais populares e reverenciadas na Índia e em todo mundo. Ele é filho de Shiva e Parvati e é também conhecido pelos nomes: Ganesh, Vinayaka, Vigneshwara, Ganapati, Pillayar.

Ele é o Deus da sabedoria e intelecto e considerado aquele que remove obstáculos. Reverenciá-lo pode trazer a solução para impedimentos que surgem em nossas vidas. As bençãos de Ganapati trazem aos devotos clareza de pensamento, força, coragem, prosperidade e sucesso.

O que é Pooja (Puja)?

A ideia do Pooja, ou Puja, é convidar — por meio da forma ou da foto de uma deidade — a própria deidade à sua casa.

De acordo com Sri Nithyananda Swami: "Pooja é receber um convidado (Deus) com todo o respeito. Quando um convidado visita nossa casa, nós recebemos esta pessoa com respeito: oferecemos uma cadeira, oferecemos água para lavar seus pés ou mãos, oferecemos flores. Depois de serem oferecidas, nós arrumamos banho e uma estadia confortável. Naturalmente, oferecemos comida, depois, ao final do dia, arrumamos um aposento para que possa dormir. Esta mesma coisa acontece quando fazemos o Pooja" Veja mais: Sanatana Dharma - saiba mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo

Durante o Pooja, os devotos dão boas-vindas

ao visitante, fazem oferta de flores, água para banho