top of page

Maneira fácil de abrir côco seco usando a chama do fogão em 6 passos (com fotos)


O côco é um fruto importante no Ayurveda. Suas qualidades doce e refrescante equilibram os doshas Vata e Pitta e este efeito é particularmente bom no verão principalmente para quem sofre os efeitos negativos do tempo quente e seco, como impaciência, dores de cabeça do tipo Pitta, inflamações, ondas de calor, gastrite, etc. São inúmeras as receitas com o côco sendo um dos alimentos mais versáteis que a natureza oferece. Pode-se fazer vários produtos a partir da sua polpa desde óleo, até sabonetes, bolachas, doces, sorvetes. Sua casca resistente e higiênica também é material para diversos objetos de artesanato e acessórios como brincos e utensílios domésticos. Veja também: 7 excelentes motivos para incluir amêndoas em sua alimentação

Muitas pessoas deixam de consumi-lo devido a dificuldade em abri-lo. No entanto, há um método muito fácil de quebrá-lo onde a polpa inteira sai descolada da casca prontinha para o consumo.

Como abrir côco seco em chama de fogão em 6 passos

1 – O côco tem três pontinhos em sua casca, um deles é mole e é possível abrir com faca. Retire a parte mole e reserve a água em um copo para beber posteriormente.

2 – Depois de retirada a água, passar o côco na chama do fogão com o auxílio de uma faca por uns 10-15 minutos, ir virando e passando a chama por inteiro (pode ser que parte da casca já se abra nesse processo).

3 – Enrolar o côco em um pano macio (pode ser uma toalha velha)

4 – Bater o côco enrolado no pano com força no chão, até que a casca se quebre

5 – A polpa sairá solta da casca

6 – É só cortar em pedaços menores e servir

Crédito Imagem: fonte

bottom of page