Em vídeo, renomado autor diz que caso Sabarimala é sem precedentes na história

04/01/2019

 

Em um depoimento concedido ao Centre for Indic Studies, dr. David Frawley, o renomado Acharya (professor) e autor de mais de trinta livros sobre a tradição hindu — entre eles, assuntos como Vedas, ioga, ayurveda e astrologia védica — fala sobre os acontecimentos recentes em Sabarimala.

 

Sabarimala é um santuário dedicado à deidade Swami Ayyappa. O templo fica localizado em uma reserva de tigres no estado de Kerala. É considerado uma das maiores rotas de peregrinação anual do mundo, sendo o templo principal visitado por aproximadamente 45 milhões de devotos todo ano.

 

Em 1991, o tribunal de Kerala decidiu tornar ilegal a entrada de mulheres entre 10 e 50 anos de idade ao templo. Em seu veredicto, a Suprema Corte mencionou que a tradição existe desde tempos imemoriais e que os sacerdotes é que devem decidir sobre as regras do templo. No entanto, o impedimento começou a ser desafiado por um grupo de mulheres da área judiciária do estado. 

 

Em janeiro de 2016, o caso atingiu a Suprema Corte da Índia, após um processo de interesse público ser encaminhado pela Associação de Jovens Advogados da Índia (Indian Young Lawyers Association), alegando que o impedimento de mulheres ao templo é uma violação aos ideais de equalidade, não-discriminação e liberdade religiosa.

 

Em setembro de 2018, uma nova decisão decidiu anular o impedimento o que tem causado grandes transtornos à fé e sentimentos religiosos da comunidade hindu. Desde então, Sabarimala tem sido palco de protestos, conflitos policiais e mortes.
 

 

 
Entrevista de dr. David Frawley em 3 de janeiro de 2019
 

"A Índia é o único país no mundo onde a maioria religiosa — neste caso, o Hinduísmo — sofre restrições dos tribunais, em nível judiciário. E onde também a maioria é restringida pelo Governo dos estados que tomam as contribuições dos Templos Hindus e usam para o próprio interesse do governo. 

 

Se você olhar para o resto do mundo (entre eles, todos os países islâmicos) o Estado e sistema judiciário, apoiam a religião majoritária. A China, por exemplo, não restringe a religião, o mundo ocidental também não restringe o cristianismo. Então, esta situação tem causado muitos problemas na Índia como um todo. 

 

Naturalmente, os hindus se sentem discriminados quando, na Índia, os tribunais lhe dizem que não podem seguir esta tradição, que é preciso fazer de outro jeito. E também quando eles vêm suas contribuições serem tomada de seus templos e serem usadas até mesmo para dar apoio à outros grupos religiosos que estão no país.

 

Esta crise têm acontecido por um longo tempo e agora atingiu um estado crucial com o questão de Sabarimala. O que eu quero fazer é examinar esta questão de maneira ampla e o primeiro ponto que vejo é que não há precedentes na história para este caso. 

 

Isto não aconteceu em nenhum outro lugar do mundo. Não existe precedente legal, na lei ocidental, para que o governo de um estado, ou o Governo ou tribunais, interfira em qualquer prática religiosa, ou teologia, ideologia de uma religião. 

 

Então porque isto aconteceu e o que isto significa? Qual o perigo disto?

 

Isto aconteceu por causa da falta de vontade política entre os hindus. E também por existir uma continuação da influência colonial ou estrangeira no governo e sociedade, na qual o hinduísmo é desprezado. Onde acredita-se que o Hindu Dharma precisa ser reformado pelo Estado. 

 

Isto é fundamentalmente um percepção errada e que precisa ser esclarecida.  Os tribunais não tem nenhum direito de interferir nas tradições hindus. E se eles quiserem resolver um problema, precisam antes de mais nada se encontrar com os acharyas (professores), entender o que o shastra (escritura) diz e trabalhar com a comunidade hindu e tradições locais a fim de resolver qualquer problema que venha a acontecer.

 

Temos no Hindu Dharma o mais vasto e diversificado tipos de práticas, templos, pontos de vista, tipos de adoração e esta diversidade deveria ser respeitada. O que tem acontecido hoje é que se tem reduzido tudo aos padrões uniformes do 'politicamente correto' do mundo ocidental, ao invés de se olhar para a diversidade das práticas hindus como um recurso ou herança.

 

O que acontece em Sabarimala hoje, é um problema muito pior, porque há um governo de esquerda (e não estou citando nomes), que é dirigido por um partido comunista da Índia e que é ateu. (Este governo) tenta se infiltrar no templo e regular e interferir ou reduzir a influência hindu. Eles tentam dizer: "Ok, os templos são como centros culturais, são de posse do Estado, os hindus não tem qualquer direito pelos seus próprios templos", o que é um grande retrocesso.

 

Eles usam uma linguagem política de "Igualdade de Gêneros" ao invés de tentar ver a questão como um todo. Então, o debate em torno de Sabarimala traz à tona a necessidade da comunidade hindu levantar sua voz e até mesmo protestar, se necessário.

 

Pois suas tradições estão sendo mal interpretadas, difamadas, julgadas por valores errados e artificiais e denegridas, primeiramente por um Governo com uma ideologia que (primordialmente) é contra eles.

 

E também, como sabemos isto tem acontecido por toda Índia onde não é conferido o devido respeito ao Hindu Dharma. A maioria religiosa agora precisa se defender ou criticar as forças que estão procurando desalojá-las ou removê-las. Isto inclui, no caso, as conversões religiosas e partidos de esquerda que têm tentado tornar as práticas hindus meros eventos culturais, ao invés de considerá-las práticas espirituais.

 

Então, o que tem acontecido agora é que hindus têm protestado, mas ao mesmo tempo, forças como às de esquerda estão falando sobre Direitos Humanos quando, ao mesmo tempo, estão oprimindo os hindus.

 

É preciso reconhecer que a comunidade precisa ter a mesma liberdade de expressão como em outros grupos. As minorias religiosas não pagam impostos, suas práticas religiosas não sofrem interferências, então este tipo de discriminação tem ocorrido contra hindus e precisa acabar.

 

A comunidade precisa retomar suas próprias instituições religiosas, controle de sua própria educação. E deve haver respeito pelo acharyas e comunidades. Nós deveríamos perceber que os ensinamentos religiosos e práticas espirituais hindus não são pra ser analisadas. Isto não quer dizer que não deveria haver algum tipo de reforma na sociedade. Mas ela deve acontecer dentro da própria sociedade e não ser imposta de fora.

 

A tradição hindu possui uma grande herança espiritual e cultural para toda Humanidade. Assim como as muitas tradições indígenas que se perderam com o tempo. É importante que esta antiga tradição seja preservada e respeitada por seus próprios valores, o que inclui todas as práticas como Yoga, Meditação, caminhos espirituais, rituais, músicas. Ao invés de serem suprimidas de acordo com padrões artificiais de políticos e esquerdistas.

 

Nós todos esperamos que este caso de Sabarimala seja resolvido pacificamente, mas com respeito à comunidade hindu, com comunicação com esta tradição, removendo estas forças políticas e religiosas negativas que estão tentando distorcer a situação por fora.

 

Nossos templos hindus devem ser respeitados, nossas práticas hindus devem ser respeitadas. Deveria haver um diálogo com a comunidade hindu se algum melhoramento precisar ser feito em algum nível.

 

Essencialmente, hindus precisam de sua habilidade de ser independentes e determinar o que são e o que estão fazendo. É tempo de acabar com esse colonialismo intelectual, colonialismo marxista, que querem fazer os hindus subordinados ao lado de fora, puramente ideologias materialista, e rejeitar suas próprias tradições.

 

As tradições espirituais e culturais destas pessoas precisam ser preservadas para o benefício de toda Humanidade e o futuro da Índia, com toda sua diversidade e muitos ramos, variedades e práticas, ensinamentos, todos os níveis da sociedade, para a vida como um todo e embarcar toda a natureza". 

 

- Dr. David Frawley, 3 de janeiro de 2019

 

Imagem: crédito

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload