top of page

Índia se prepara para receber milhares de devotos para o Festival Kumbha Mela 2019


logotipo kumbha mela 2019

Autoridades da cidade de Prayagraj, Uttar Pradesh, na Índia, já se preparam para receber milhares de peregrinos para o Ardha Kumbha Mela que acontecerá de janeiro a março de 2019.

Kumbha Mela é considerado o maior festival religioso do mundo atraindo milhões de sadhus e peregrinos do mundo todo. No último festival que aconteceu em 2013, estima-se que o evento contou com 80 milhões de pessoas.

Banho no Rio sagrado e orações

No Kumbha Mela, os devotos se reúnem para banhar-se no Ganges e participar de músicas devocionais e discursos dos diversos gurus que visitam o local.

O evento acontece em uma das quatro cidades sagradas: Allahabad, Haridwar, Ujjain e Nashik, quatro vezes a cada doze anos. Este ano, peregrinos irão banhar-se no leito do Triveni Sangam, a confluência dos rios Ganga, Yamuna e Saraswati.

Tradição religiosa

Kumbha em sânscrito significa 'Jarra' e Mela significa 'Festival'. O Festival celebra a Jarra sagrada que contém Amrit (Néctar) e banhar-se no rio durante esta época elimina influências negativas, trazendo rejuvenescimento da mente e corpo. Veja também: 6 Fatos Interessantes sobre a maior estátua do mundo inaugurada na Índia

A história remonta ao episódio de Samudra Manthan, quando Devas e Asuras entraram em conflito e agitaram o mar. Diversas coisas surgiram o fundo do mar como veneno e néctar. Senhor Shiva tomou o veneno e o manteve e sua garganta e o néctar acabou indo para as mãos de um asura primeiro.

O Senhor Vishnu tirou o néctar dos asuras e o levou para o céu, algumas gotas do precioso néctar caíram nos quatro locais sagrados Haridwar, Ujjain, Nashik e Prayag, onde se celebra o festival.

Momento astrológico do Festival

O Kumbha Mela acontece de acordo conforme determinadas posições dos grahas (planetas) no céu.

Nesta edição onde o festival acontece na cidade de Prayagraj, no céu, Júpiter entra no signo de Áries e o Sol e Lua estão no signo de Capricórnio, sendo a celebração principal feita em uma noite de Lua Nova.

Mais informações no site oficial do evento em inglês

bottom of page