top of page

6 Fatos Interessantes sobre a maior estátua do mundo inaugurada na Índia


Estátua de Sardar Patel, Índia

Chamada de Estátua da Unidade, o monumento foi inaugurado no dia 31 de outubro de 2018, e faz uma réplica incrivelmente realista de Sardar Patel que foi o primeiro Primeiro Ministro da Índia após a saída dos ingleses. O grande incentivador para a construção do monumento foi Narendra Modi, atual primeiro ministro da Índia, conhecido por suas idéias nacionalistas e tradicionais.

A novidade foi divulgada em telejornais do mundo inteiro. No entanto, poucos sabem de alguns interessantes detalhes sobre a obra, sua construção e sua relevância histórica para Índia e para o mundo.

Vamos às 6 curiosidades sobre o monumento:

1. Ram Vanji Suthar, o artista de 93 anos por trás da obra

Foto de Ram Vanji Suthar, escultor

Foto: crédito

O escultor do monumento foi Ram Vanji Suthar, de 93 anos de idade! Ele foi criador de mais de 50 monumentos em 40 anos de carreira. Além disso, teve participação na restauração de inúmeras esculturas antigas na caverna de Ellora e Ajanta.

Em 1999, o artista recebeu o título do governo indiano de Padma Shri, concedido a cidadãos indianos como reconhecimento de suas contribuições para o país, em diversas áreas.

2. Feita com Bronze coletado por caminhões ao redor do país

Construção da estátua

Foto: crédito

A estátua foi construída em Bronze e este material foi coletado 1 ano antes do início da obra, em 2013, por meio de caminhões enviados por toda a Índia. De acordo com os criadores do projeto, o metal foi derretido e utilizado para criar a base - este ato simbólico representa também a nação indiana.

3. Um prédio de 20 andares mais alto que a segunda maior estátua do Mundo

Gráfico com o tamanho das maiores estátuas

Foto: crédito

Foram 4 anos de construção, tendo início em 2014. O monumento mede 182 metros, ultrapassando 54 metros da maior estátua já registrada até então, o que equivale um prédio de 20 andares a mais.

4. Homenagem a Sardar Patel, conhecido como "Homem de Ferro"

Foto de Sardar Patel

Foto: crédito

Sardar Patel é conhecido como "O Homem de Ferro da Índia" por ter tido um papel crucial em unir os estados indianos após anos de ocupação dos ingleses e reunificá-los em uma só independente nação. Ele faleceu em 1950, três anos após a indepedência da Índia.

5. Na base da Estátua há o Museu Sardar Vallabhbhai Patel

Modi em inauguração da obra

Assista à inauguração completa aqui

Também fazem parte do projeto: museu e galeria audiovisual dedicado a Patel, restaurantes, um hotel para visitantes e centro de boas-vindas. "O memorial a Sardar será uma atração turística mundial" - disse Modi.

6. Localizada de frente ao Rio Narmada, um dos 7 rios sagrados hindu

Rio Sagrado Narmada

Foto: crédito

A parte oeste do estado de Gujarat onde se localiza a Estátua já foi palco de confrontos entre hindus e muçulmanos. Ela se localizada próximo ao Rio Narmada, um dos 7 rios sagrados da Índia: Ganges, Yamuna, Godavari, Saraswati, Sindhu, e Kaveri, sendo especial para devotos do Senhor Shiva.

Imagem Inicial: crédito

bottom of page