top of page

O que são e como funcionam os remédios astrológicos na Astrologia Védica?


Imagem do céu noturno e Signos do Zodíaco

A humanidade está constantemente atrás da felicidade e paz, procurando evitar tudo o que é desagradável e doloroso. No entanto, todos temos que passar por tristezas, sofrimentos, provas e tribulações na vida. Isto acontece devido às nossas ações passadas, ou Karma. A Astrologia védica tem sua base na filosofia do Karma.

As posições, fases e pontos fortes dos planetas em um Mapa Natal não são permutações ao acaso ou combinações acidentais. Elas refletem nossas cognições e ações passadas; o bom karma aparece na forma de planetas benéficos enquanto os planetas maléficos enfatizam o karma negativo.

Os planetas podem ser classificados como benéficos, maléficos ou neutros. Mas um planeta não pode ser considerado bom ou mal em si mesmo; é a localização e a condição que se vê no Mapa que decide se o planeta será benéfico ou maléfico ao nativo.

Pode acontecer de planetas benéficos estarem em posições frágeis; eles precisam ser fortalecidos para que possam dar seus potenciais bons resultados. Por outro lado, planetas maléficos precisam ser manejados de forma que reduzam seus efeitos negativos.

Uma peculiaridade da Astrologia Védica é que ela recomenda variados tipos de remédios para fortificar os planetas benéficos que estão debilitados ou para pacificar os planetas maléficos.

Como os remédios astrológicos funcionam?

Os remédios nada mais são do que antídotos práticos, místicos ou psíquicos que diminuem ou anulam os impactos das nossas ações passadas negativas. Os remédios abrangem fazer determinadas ações ou abster de fazer determinadas ações; esta ação (ou inação) é um karma em si mesmo! Então quando alguém resolve fazer algum remédio astrológico está, na verdade, tentando reverter alguma ação ruim do passado. Quando se faz os remédios para fortificar um planeta benéfico, na verdade se está alavancando sua eficiência através de boas ações kármicas. Nosso destino é decidido pelo nosso karma; nós podemos usar nosso livre arbítrio para tomar medidas reparadoras.

Classificação dos Remédios Astrológicos

1. Mantras: Mantras em sânscrito são sons com base em energia que possuem poderes vibracionais e ressonantes. Os mantras são conectados a um planeta em particular ou deidade que representa aquele planeta. Cada mantra tem diferentes potências e o entoar deles é chamado 'Japa'.

2. Yantra: Yantras são símbolos gráficos geométricos ou desenhos com medidas precisas. Estes desenhos também reverberam energia de formas variadas. Yantras planetários colocados na direção correta criam energias positivas e construtivas e são ferramentas para dispersar energias negativas.

3. Artigos Astrológicos: remédios astrológicos também incluem o uso de certos artigos como pedras preciosas e semi-preciosas, Rudraksha, cristais, ervas, etc. Eles fortalecem o poder de planetas benéficos ou dispersam os efeitos negativos de planetas maléficos.

4. Serviço: Serviço ao próximo é considerado a melhor forma de remédio astrológico. Pode ser feito na forma de caridade, doações ou oferecer ajuda a alguém que precise e pessoas em situação de pobreza. Diferentes tipos de doações são prescritas para diferentes planetas.

5. Mudança de atitude e hábitos: Esta é uma outra forma de medida muito eficaz para corrigir e melhorar o karma. Muitas vezes somos forçados a pensar ou agir de determinada forma por conta das posições planetárias ou alinhamentos no nosso Mapa Natal e que as vezes podem ser desfavoráveis a nós. Neste caso, é altamente recomendável adotar ou deixar de lado alguns de nossos hábitos e atitudes. Pode ser tão simples quanto cultivar a paciência ou tão complicado quanto deixar vícios como a raiva ou alimentos como sal e açúcar.

6. Jejum: Consiste em voluntariamente passar um período sem comida ou sem algum item ao qual se está habituado. Este tipo de abstinência voluntária de algo que se deseja ou se está habituado a consumir funciona como um remédio para pacificar efeitos negativos ou fortificar o impacto positivo de planetas.

7. Bençãos: As bençãos de pessoas mais velhas (nossos pais, professores, gurus) têm um papel muito importante em dissipar as influências negativas de planetas maléficos. É claro, eles nos abençoam quando fazemos alguma ação boa - em outras palavras, o karma positivo entra em jogo.

8. Uso de Cores: Cada planeta tem sua própria cor distinta com a qual ele vibra e responde. Então, utilizar uma determinada cor funciona como um remédio astrológico.

9. Remédios tradicionais: São simples, porém remédios muito eficazes, popularmente conhecidos como Totka ou Upay. No famoso livro Lal Kitab, a maioria dos remédios astrológicos consistem nestes tipos que podem ser incorporados em nosso dia a dia.

10. Ações religiosas: Incluem algumas orações, rituais, oferendas às deidades, yagya (artigos oferecidos ao Fogo), yatras (peregrinações à locais sagrados), entre outros. Existem sim alguns lugares específicos que são recomendados para pacificar planetas maléficos. Por exemplo, o templo Trimbakeshwar próximo da cidade de Nashik (Índia) é especialmente famoso por realizar pooja (oferenda) para aliviar os efeitos negativos do planeta Rahu (Nodo Note da Lua) e Ketu (Nodo Sul). Com isso, reduz-se os efeitos negativos das combinações planetárias negativas: Kaal Sarpa Dosha e Pitru Dosha.

11. Remédios Espirituais: São aqueles como Yoga, meditação, entre outros, que têm o poder de fortificar nossa força de vontade e beneficiar os planetas de modo permanente.

Seja qual for o remédio utilizado, basicamente o processo consiste em invocar, alinhar-se e reverberar as energias individuais com a energia Universal, criando assim um equilíbrio supremo.

Algumas recomendações importantes para se ter em mente ao realizar os remédios

- Não há uma regra geral com relação aos remédios astrológicos. Eles devem ser relevantes de acordo com o local (Desh), o tempo (Kaal) e Identidade (Patra) de quem vai realizar.

- Os remédios devem ser feitos pela própria pessoa. Quando se está doente, é somente a própria pessoa que deve tomar o remédio ou passar pelo tratamento. Ninguém mais pode tomar o remédio por você. Em alguns casos excepcionais de crianças ou pessoas doentes e idosos que não podem fazer o remédio por si mesmos, remédios como uso de rudraksha/yantras/pedras, ouvir ou recitar mantras, são os mais recomendados.

- Seja paciente, não espere resultados rápidos. Você está apagando ações passadas negativos e isto leva tempo dependendo da intensidade e severidade das ações feitas. Testar a paciência poderia ser mais um caminho do karma se manifestar.

- Faça os remédios somente se você tiver total fé e estiver inteiramente convencido da veracidade deles. Não experimente e nem faça algo só porque alguém recomendou a você. Seu engajamento completo é necessário. Seja positivo e persistente ao fazer os remédios.

- Se você fizer doações ou serviço voluntário, faça com todo coração e responsabilidade. Não trate como uma mera questão de barganha com o Divino a fim de conseguir um benefício.

- Enfim, lembre-se os remédios não mudam o destino, eles apenas ajudam a entender porque as coisas são do jeito que são e lhe dá suporte para mudar e fortificar a si mesmo para lidar melhor com os problemas ou sentir menos os seus impactos. Os remédios também ajudam a transformar influencias negativas em positivas e construtivas.

Imagem: crédito

bottom of page