top of page

Neem em pó: uma alternativa para tratar pulgas, vermes e carrapatos em cães e gatos


Imagem Gato em meio à natureza

A árvore Neem (Nim) é conhecida na Índia há milênios por suas propriedades medicinais e terapêuticas. É dito que todas as partes da árvore tem propriedades curativas: raízes, flores, folhas, sementes e até mesmo a casca. Por esta razão, ela é reverenciada no país, sendo chamada em sânscrito de Sarva Roga Nivarini, que significa "Aquela que cura todas as doenças".

No Ayurveda, a medicina milenar indiana, o Neem é usado para equilibrar os doshas Pitta e Kapha e suas características fria, leve e seca tendem a agravar Vata.

Na Medicina alopática, estudos demonstraram que os componentes do Neem têm as seguintes características:

- Antibactericida - Potente Anti-inflamatório - Antifungo - Combate infecções (antisséptico) - Propriedades Antiartríticas - Cura gastrites e úlceras - Reduz açúcar no sangue - Reduz febres - Diurético - Trata malária - Combate tumores

- Pesticida Natural

- Repelente de insetos

- Vermifugo

Neem para Cães e Gatos

Ao contrário de outros remédios naturais que são tóxicos para pets como suco de limão, óleos essenciais, alho, vinagre - o Neem não causa danos ao organismo de cães e gatos. Ele pode ser aplicado aos pêlos e também ingerido.

Como usar o Neem para tratar pulgas, carrapatos em cães e gatos?

Neem em pó

A maneira mais segura é comprar Folha de Neem em pó 100% orgânica (já sendo possível encontrar no Brasil) e fazer uma infusão da seguinte forma:

1 - Levar 1 1/2 xícara de água para ferver na panela 2 - Após fervida, adicionar 1/2 colher de chá de Folha de Neem em pó e mexer 3 - Continuar fervendo de 5 a 10 minutos 4 - Coar e deixar esfriar 5 - Colocar em uma vasilha Spray e borrifar nos pêlos ao menos duas vezes por semana para inibir a reprodução de pulgas

Outras formas de utilizar o Neem para tratar cães e gatos

Pode-se acrescentar 1/4 de colher de chá de Folha de Neem em pó à ração úmida ou comida do pet. O Neem será ingerido normalmente com a comida e suas propriedade agirão internamente purificando o sangue, ajudando no controle de pulgas e eliminando vermes e parasitas, melhorando problemas gastrointestinais e reduzindo a placa bacteriana e mal hálito.

Há também o óleo de Neem que pode ser adicionado ao shampoo para gatos na proporção 1 a 5 mL para cada 100 mL. Pode ser usado semanalmente.

Alguns óleos e shampoos especiais para o tratamento de cães e gatos já podem ser encontrados no Brasil.

Recomendações Importantes

- O óleo de Neem não deve ser ingerido diretamente pelos animais mesmo sendo orgânico, apenas aplicado ao pêlo.

- Neem não deve ser ingerido por animais que estão para dar cria, há risco de perder o filhote.

Imagem: Crédito

bottom of page