top of page

5 Motivos para raspar a língua diariamente, de acordo com o Ayurveda


Raspador de língua

Em escrituras védicas, a cavidade bucal é tida como um intermediário entre mente e corpo, então mantê-la com saúde e higienizada é fundamental para saúde física e também mental.

Nossa língua é importante não apenas pelo sentido do paladar. Ela também tem a função de filtrar as toxinas dos alimentos que consumimos.

Além disso, enquanto dormimos, nosso sistema digestivo permanece acordado, removendo as toxinas do nosso corpo e nesse processo muitas dessas toxinas são depositadas na superfície da língua e precisam ser removidas.

Ao raspar a língua, esse resíduo tóxico chamado de Ama no Ayurveda, a Medicina Indiana de Saúde e Longevidade, é retirado de nossa fisiologia. Esses resíduos são os responsáveis pelo aparecimento das variadas doenças do corpo, acumulando-se também em outros órgãos como intestino, cólon.

Os cuidados com a língua faz parte de um conjunto de higienização da medicina indiana e é chamada de Jivha nirlekhana, Jihwa Prakshalana, Jhiva Sodhana ou Jihva Dhauti.

Veja quais são os principais benefícios práticos da higienização para a saúde como um todo.

5 Benefícios de raspar de língua diariamente

1. Melhora o paladar diminuindo a necessidade de uso de condimentos na comida

Ao purificar a língua, o paladar também é purificado. Com isso, a necessidade de adicionar açúcar, sal, pimentas para dar mais gosto aos alimentos também diminui. Há melhora geral no peso e vigor físico.

2. Melhora a claridade mental

Raspar a língua reduz a quantidade de toxinas (Amas) na parte da cabeça. Com isso tanto o corpo quanto a mente ficam em equilíbrio, possibilitando também uma melhor Consciência e espiritualidade.

3. Reduz problemas de gengiva, cárie e halitose

Os problemas de dentição estão conectados com as bactérias presentes na cavidade bucal e reduzi-las reduz também as chances de apresentar estes problemas

4. Ativa a produção de saliva e melhora o Agni (fogo digestivo)

Melhorando o Agni há uma melhora geral na digestão e na saúde como um todo.

5. Melhora a imunidade e Ojas

Raspar a língua ajuda a equilibrar as qualidades de Kapha Dosha na fisiologia, aumentando o Ojas: o vigor e a energia

Com que frequência raspar a língua?

Na escritura Gheranda Samhita é recomendado raspar a língua pelo menos duas vezes ao dia, ao acordar e ao deitar-se.

*Deve-se ter cuidado para não exagerar na força e causa ferimentos na superfície da língua.

Material para raspar

Há quem use uma colher ou mesmo a própria escova de dentes para limpar a camada de sujeira.

No entanto, os raspadores limpam com muito mais eficácia pegando toda a superfície da língua. É possível encontrá-los em lojas de artigos indianos e ayurvédicos.

Os raspadores de aço inox são os mais populares e de melhor custo-benefício, saindo em torno de 15-20 reais.

Alguns profissionais do Ayurveda recomendam raspadores feito de cobre ou outros materiais para uma limpeza ainda mais profunda e eficaz.

Raspadores de plástico são comuns de achar nas farmácias e tem um custo bem menor, mas não se sabe se é um produto adequado.

Como raspar?

Desenho como raspar a língua

Usando um raspador em forma de U, posicione o raspador no fundo da língua e raspe-a de trás para frente. Repita de 5 a 10 vezes lavando o raspador com água a cada vez.

1. Crédito Imagem: Fonte

2. Crédito Imagem: Fonte

bottom of page