6 Benefícios do uso da Rudraksha e dicas de uso


Rudraksha são sementes sagradas de uma árvore que cresce a uma determinada altitude nas montanhas, geralmente na região dos Himalaias. Elas são usadas há milênios por devotos do Senhor Shiva. É dito que usá-las protege contra forças contrárias, provê energia, cura influências maléficas dos planetas, entre outros.

Mas qual a ciência por trás de seu uso e porque é comum vermos gurus e iogues portando as sementes na forma de japamalas e braceletes e diversos outros tipos de acessórios?

As sementes que armazenam energia

Sannyasins e sadhus geralmente precisam viajar para muitos lugares. É regra para um sannyasin não ficar mais de dois ou três dias no mesmo lugar. Há necessidade de comer e dormir em diferentes locais de peregrinação e diferentes templos.

Neste contexto, usar as rudrakshas é fundamental, pois o que a semente faz é armazenar e purificar a sua própria energia pessoal, então a flutuação de energia que ocorre por estar em um local diferente é menos sentida.

Veja também: O segredo da vida ideal segundo os sábios da Índia: Purusartha

Em nosso mundo moderno, vivendo em cidades lotadas precisamos também nos deslocar diariamente para lugares diferentes: trabalho, supermercado, banco, faculdade. Nem sempre a energia dos locais para onde vamos são acolhedoras.