O que diz as escrituras védicas sobre o vegetarianismo?

23/01/2018

 

Uma pesquisa realizada pela Hindu apontou que ao menos 31% dos indianos são vegetarianos. E os estudos indicam também que dos que comem carne menos de 30% comem regularmente, sendo o vegetarianismo menos comum entre a comunidade muçulmana. 

 

No Brasil e no ocidente em geral, o estilo de vida vegetariano se expande a cada ano, sendo que no Brasil já são 5 milhões de pessoas (8% da população) e com isso o mercado vegano cresce 40% ao ano.

 

Apesar dessa mudança positiva de consciência em todo mundo, é comum ouvir alguns praticantes do hinduísmo dizerem que os shastras (escrituras védicas) não condenam comer carne, sendo uma prática comum. 

 

Obviamente, na modernidade comer carne não se resume a matar um animal e comê-lo: há todo o problema da indústria da carne, depredação da natureza e milhares de animais sendo mortos diariamente.

 

Mas o que realmente diz as escrituras védicas sobre a carne? A seguir alguns trechos dos shastras a respeito do tema:

 

 Bhagavad Gita

 

Senhor Krishna diz "Aqueles que preparam a comida para os prazeres dos sentidos apenas, em verdade comem apenas pecado"

 

"Os sábios vêm com igualdade o brâmane, dotado de saber e de modéstia, a vaca, o elefante, o cão e o pária". Neste verso, Senhor Krishna deixa claro que a Alma vive em todos os seres, então não há lógica em causar sofrimento ou crueldade à eles.

 

 Manu Samhita

 

"A carne nunca pode ser obtida sem o sofrimento de criaturas vivas e causar dano a um ser senciente impede de atingir a plenitude celeste; então que se evite o uso de carne. Considerando-se a repugnante origem da carne e a crueldade em prender e matar seres corpóreos, que se abstenha completamente de comer carne"

 

"Aquele que permite a matança de um animal, aquele que corta a carne, aquele que mata, aquele que compra ou vende carne, aquele que a cozinha, aquele que serve e aquele que come, todos devem ser considerados como o matador do animal. Não existe maior pecador do que aquele que sem venerar os desuses ou os ancestrais, procura aumentar sua própria carne pela carne de outro ser"

 

"Não matando nenhum ser vivo, torna-se apto à salvação"

 

 Bhagavata Purana

 

"Aqueles que ignoram o verdadeiro dharma e, que apesar de perversos e arrogantes acreditam que são virtuosos, matam animais sem qualquer sentimento de remorso ou medo de punição. Mais além, em sua próxima vida, tais pessoas pecaminosas serão comidas pelas mesmas criaturas que eles mataram neste mundo"

 

 Mahabharata

 

"Os pecados gerados pela violência reduzem a vida do perpetrador. Portanto, mesmo aqueles que estão ansiosos por seu próprio bem-estar devem abster-se de comer carne"

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados