Pesquisa de Harvard revela: "Os benefícios da meditação permanecem ao longo do dia"

17/01/2018

 

O sono é uma meditação inconsciente. 

Meditação é um sono desperto!

 

Quando dormimos nosso corpo, mente e Ser é preenchido de energia vital que chamamos de Prana. E é por este motivo que quando acordamos de manhã, nos sentimos revigorados e pronto para mais um dia.

 

Na meditação, passamos pelo mesmo processo, mas de forma consciente, tirando a mente do mundo externo e voltando-a para dentro observando a respiração.

 

De início, a meditação parece um processo difícil: nossa mente e bio-memória, acostumada apenas com os estímulos do mundo exterior resiste em fechar os olhos e permanecer alguns minutos em contemplação interna.

 

Mas isto é apenas uma questão de reeducar a sua mente e bio-memória. É como voltar a exercitar-se depois de muito tempo parado: o primeiro dia de exercícios você sentirá desconforto ao correr, ao pegar peso; sentirá câimbra, dor nos músculos, afinal passou bastante tempo sem fazer estas atividades. Mas se você insistir, em uma semana, estará fazendo os exercícios com menos dificuldade, não é assim?

 

Da mesma forma acontece com a prática da meditação. De início você estará preocupado com desconforto no corpo físico, a perna dói, o pé coça, o olho treme. Não se perturbe com isto, apenas volte a atenção para respiração. 

 

Conforme seu corpo vai se acostumando, agora é a vez da mente não lhe deixar meditar. É normal começar a pensar no que é preciso fazer ou alguém que vai chegar e atrapalhar a prática, divagações, dúvidas. Tudo isto são só pensamentos. Não se perturbe, apenas traga a atenção devolta para a respiração.

 

Conforme você pratica, você terá mais facilidade em permanecer mais tempo observando a respiração. E quando mais você é capaz de ficar nesta contemplação, mais energia vital - flui através de você, ou seja, você terá mais concentração e energia ao longo do dia o que lhe trará inúmeros benefícios.

 

 

Veja também: Uma boa notícia para a saúde integral da população: meditação será oferecida no SUS

 

Estudo comprova: apenas alguns minutos de meditação permanecem ao longo de todo o dia

 

Uma pesquisa da Universidade de Harvard verificou que a meditação literalmente reconstrói a maneira do cérebro sentir, pensar e responder ao mundo. Segundo a instrutora de Harvard Medical School em Psicologia, Sara Lazar, "Embora a prática da meditação esteja associada a uma sensação de paz e relaxamento físico, os praticantes têm verificado que a meditação também fornece benefícios cognitivos e psicológicos que se prologam ao longo do dia. Este estudo demonstra que as mudanças na estrutura do cérebro pode ser a base de algumas dessas melhorias relatadas".

 

Outros benefícios da meditação comprovados em estudos são:

 

- Diminui o nível de medo e ansiedade

 

- Reduz o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral

 

- Aumenta a capacidade de memória

 

- Reduz propensão de vícios a drogas, bebidas alcoólicas 

 

Veja também: 8 benefícios do Açafrão e por que ele é associado com Ganesha

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados