top of page

Relação pais e filhos: o que diz Swami Paramahamsa Nithyananda sobre o tema?


As pessoas vêm e me perguntam: 'Como posso fazer meu filho fazer o que eu aconselho? Eu sei que é bom para ele, mas ele não me ouve'.

Você tem que entender duas coisas:

Primeira coisa, se eles sentem que algo está lhes dando felicidade, apenas deixe-os ser. Só a vida pode ensiná-los, você não pode ensiná-los.

Você não pode ensinar ninguém, só a vida pode ensinar. Você pode colocar algumas palavras neles para que isto ecoe quando a vida os ensinar a mesma coisa, apenas isto.

Segunda coisa, a menos que eles precisem de ajuda, sua ajuda não pode ajudá-los. Quando eles precisarem de sua ajuda, eles virão.

Veja, a sua ideia de felicidade e infelicidade veio de sua experiência. Reflita: você ouviu o seu pai quando você era jovem? Não, você não ouviu.

Nenhum filho ouve o pai. Depois deles se tornarem pais, eles esquecem que não ouviram seus pais e começam a culpar seus filhos.

Porque eles têm que educar seus filhos, eles se lembram apenas dos incidentes em que eles ouviram seus pais! Esquecem-se dos incidentes em que eles disseram "não" a seus pais.

Que fique claro, seus filhos estão fazendo a mesma coisa que você fez. Só a vida pode ensiná-los. Você não pode ensinar, nem ajudar seus filhos a menos que eles queiram a ajuda.

Se você forçar algo sobre eles, se você forçar as regras e regulamentos sobre eles, eles podem aprender uma coisa: como enganá-lo, apenas isto.

Então, basta manter-se consciente do estágio em que seu filho está, isso é suficiente.

Você pode intervir a qualquer momento que ele queira seu apoio".

- Conheça mais sobre o trabalho de H.H. Paramahamsa Nithyananda em: www.youtube.com/nithyanandabrasil


bottom of page