top of page

Ida ou Pingala? Teste qual canal e lado do seu cérebro está mais ativo


Assim como o corpo físico, temos um corpo energético chamado de Prana Sharira. Compondo este corpo existem cerca de 72.000 pequenos nervos energéticos ou correntes espirituais chamado Nadis.

Os pontos deste corpo onde as nadis se acumulam é chamado Chakra (do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo").

Existem 14 Nadis principais neste corpo energético dentre as quais 2 são as mais importantes: Ida e Pingala.

IDA: coordena o lado esquerdo do corpo. No entanto, ativa o lado direito do cérebro, o lado que corresponde à intuição, criatividade, visualização.

PINGALA: coordena o lado direito do corpo, no entanto ativa o lado esquerdo do cérebro responsável pela lógica.

Desequilíbrios Ida e Pingala Nadi

Quando a narina esquerda predomina (maior corrente de ar passa pela narina esquerda) isto significa o lado direito (intuitivo) está mais ativo. Quando a narina direita predomina, o lado esquerdo do cérebro (lógico) está mais ativo.

O desequilíbrio entre os nadis são a causa de muitas doenças de simples alergias até a depressão e a forma yogue de tratamento está na mudança do estilo de vida, alimentação adequada, exercícios, além de Yoga, pranayama (conhecimento e controle do Prana, respiração), etc. Sinais de desequilíbrio em Ida Nadi: Extremo frio, depressão, baixa capacidade mental, digestão pesada e a narina esquerda bloqueada.

Sinais de desequilíbrio em Pingala Nadi: Excesso de calor, temperamento explosivo, coceira, alergia, pele seca, garganta seca, apetite excessivo, narina direita bloqueada.

FAÇA O TESTE - QUAL LADO ESTÁ PREDOMINANTE?

Bloqueie sua narina direita e respire pela esquerda. Em seguida, bloqueie sua narina esquerda e respire pela direita. Qual das duas narinas a corrente de ar passa com mais facilidade?

Se sua narina esquerda o ar passa com mais facilidade significa que o hemisfério direito (intuitivo) está mais ativo. Se sua narina direita o ar passa com mais facilidade significa que o hemisfério esquerdo (lógico) está mais ativo.

bottom of page