O segredo da vida ideal segundo os sábios da Índia: Purusartha

20/12/2017

 

 

A palavra em sânscrito Purusartha é uma composição das palavras Purusha (ser humano, alma) e artha (significa propósito). Ela literalmente significa "o propósito do ser humano". É um conceito-chave na cultura hindu, referindo-se aos 4 objetivos da vida humana que são: 

 

Dharma - retidão, valores morais


Kama - desejos, valores psicológicos


Artha - prosperidade, valores econômicos


Moksha - liberação da existência transmigratória, valores espirituais

 

Esse conceito trazido pelos sábios da Índia reconhece com clareza as necessidades básicas do ser humano, sendo que em cada fase da vida um ou outro objetivo ganha mais destaque e importância. 

 

Dharma

É a atitude consonante com Ṛta (do sânscrito, ऋतम् ṛtaṃ "aquilo que é apropriado/íntegro; ordem, regra; verdade"). É o ritmo cósmico, o princípio de ordem natural que regula e coordena as operações universais e tudo o que existe nele. 

 

Artha

"Meio de vida", atividades, recursos que permitem alguém permanecer no estado que quer. Constante expansão é chamado Artha, riqueza.

 

Veja também: 4 Ideias sobre Riqueza na tradição hindu que você precisa conhecer

 

O conceito engloba: carreira, estabilidade financeira, prosperidade. A busca de artha apropriado é considerado um objetivo importante da vida humana no hinduísmo.

 

Kama

Celebração da vida, sem que haja a violação do Dharma, Artha e Moksha. Todas as ações que envolvem atividades de valores emocionais, cultura, música, artes, dança, culinária, estética. Paixões e desejos (com ou sem conotação sensória).

 

Moksha

Liberação, a capacidade de desapegar-se a fim de libertar-se do Samsara - ciclo de nascimentos e renascimentos. Auto-conhecimento, auto-realização.

 

"Quando seus valores pessoais, crenças estão em harmonia com os valores cósmicos isto é Dharma. Quando suas ambições por expansão, riqueza, estão em harmonia com as ambições do Cosmos, isto é Artha. Quando seus desejos por Kama estão em harmonia com os princípios cósmicos de celebração, isto é Kama. Quando sua cognição, entendimento sobre liberdade está em harmonia com a idéia cósmica de liberdade: isto é Moksha. Aquele que já está em harmonia ou lutando para ficar em harmonia com o Cosmos, no Dharmaaartha-Kama-Moksha, é um Hindu", explica H.H. Nithyananda.

 

Importância relativa entre os Objetivos

 

As escrituras enfatizam que Dharma é o objetivo mais importante, pois, se ignorado, Artha e Kama (ganhos e prazer sensório) leva ao caos social.

 

Veja também: Sanatana Dharma - saiba mais sobre o verdadeiro nome do Hinduísmo

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

banner-portal-vedico.png
Please reload

Please reload

Dr. Frawley sobre Ram Mandir: Uma vitória da Herança Espiritual de toda Humanidade

NaturalTech: feira que reúne marcas de produtos naturais e linhas indianas em SP

Amit Goswami, conheça o físico quântico que vem ao Brasil em abril de 2019

Estréia no Brasil filme sobre Vasant Lad, primeiro médico de Ayurveda no Ocidente

1/2
Please reload

7 Costumes Tradicionais da Índia que previnem Vírus, pelo jornalista Udaylal Pai

18 Apontamentos sobre Meditação, uma visão moderna da prática por Ashish Jain

1/3
Please reload

Criado com wix template - Copyright © 2016 - 2020 Portal de Notícias e Estudos da Índia. Todos os Direitos Reservados