top of page

19 práticas para fazer de manhã segundo o médico ayurvédico Vasant Lad


Segundo o médico ayurvédico, Vasant Lad, uma rotina diária é absolutamente necessária para trazer uma mudança profunda no corpo, mente e consciência. A rotina ajuda a estabelecer o equilíbrio na constituição do indivíduo. Ela também regulariza o relógio biológico das pessoas.

1. Levantar-se cedo pela manhã

É bom acordar antes do Sol nascer, quando há qualidades tranquilas (sátvicas) na atmosfera que trazem paz mental e frescor aos sentidos.

O nascer do Sol varia de acordo com as estações. No geral, a pessoa com Vata Dosha predominante deve acordar ao redor das 6h da manhã; Pitta ao redor das 5h30 e Kapha às 4h30. Logo após acordar, olhe para suas mãos por alguns instantes, então leve-as suavemente sobre o rosto e o peito até a cintura. Isso limpa a aura.

2. Faça uma oração antes de levantar-se da cama

"Caro Senhor, você está dentro de mim, dentro de minha própria respiração, dentro de cada passáro, dentro de cada montanha. Seu doce toque alcança todas as coisas e eu estou bem protegido (a). Obrigada por este lindo dia à minha frente. Que alegria, paz e compaixão seja parte de minha vida e de todos ao meu redor neste dia".

Após esta oração toque o chão com sua mão direita e em seguida sua testa, com grande amor e respeito pela Mãe Terra.

3. Lave o rosto, boca e olhos

Jogue água gelada e enxágue a boca. Para lavar os olhos, a água deve estar fresca e massageie as pálpebras gentilmente. Pisque os olhos 7 vezes e gire os olhos em todas as direções. Seque o rosto com uma toalha limpa.

Lavagem ocular tridosha: Lavagem com 1/4 de colher de triphala em pó. Adicionar o pó em 1 copo de água e ferver por 10 minutos, deixar esfriar e coar

Lavagem ocular para Pitta: Usar água fria ou água de rosas orgânica - a maioria das águas de rosas comerciais tem químicas nela o que fará coçar os olhos.

Lavagem ocular Kapha: Diluir suco de Cranberry (oxicoco), de 3 a 5 gotas em uma colher de chá em água destilada.

4. Beba água pela manhã

Em seguida, beba um copo de água na temperatura ambiente, de preferência em um copo de cobre enchido com água na noite anterior. Isto limpa o trato gastrointestinal, enxágua os rins e estimula os movimentos do intestino. Não é uma boa ideia começar o dia com chá ou café, uma vez que eles drenam a energia dos rins, estressa as glândulas suprarrenais, causa constipação e acaba se tornando um vício.

5. Evacuação

Sente-se (se possível agache) no banheiro e evacue. Digestão imprópria do alimento na noite anterior ou falta de bom sono dificulta a evacuação. No entanto, beber a água pela manhã seguido do hábito de sentar-se no banheiro em horários programados, todos os dias, ajuda a regularizar a evacuação. Após a evacuação lavar o orifício com água morna e lavar bem as mãos com sabonete.

6. Raspe a língua

Gentilmente raspar a língua começando pela parte de trás indo para frente, até que toda a superfície seja coberta, de 7 a 14 vezes. Isto estimula os órgãos internos, ajuda na digestão e remove as bactérias mortas. O ideal seria Vata usar um raspador de ouro, Pitta um raspador de prata e Kapha cobre. O raspador de aço inoxidável pode ser usado por todos os biotipos.

7. Limpe os dentes

Sempre use uma escova macia e uma pasta (ou pó) adstringente, pungente e amarga. A escova de dente tradicional indiana é a vareta de Neem que destrói partículas finas de alimentos entre dentes e produz gengiva forte e saudável. Varetas de raiz de Alcaçuz também são usadas. O pó de casca de amêndoa torrada pode ser usado por Vata e Kapha, e neem para Pitta.

8. Bochecho

Para fortalecer os dentes, as gengivas e a mandíbula, melhorar a voz e remover as rugas das bochechas, faça o bochecho duas vezes ao dia com óleo de gergelim morno. Mantenha o óleo na boca e faça o bochecho vigorosamente. Cuspa e suavemente massageie a gengiva com os dedos.

9. Mastigar

Mastigar um punhado de sementes de gergelim ajuda a retroceder problemas na gengiva e fortifica os dentes. Outra alternativa é mastigar de 3 a 5 tâmaras secas e um pouco de polpa de côco seco. Mastigar pela manhã estimula o fígado e o estômago e melhora o sistema digestivo. Após mascar, escove os dentes novamente sem usar pasta de dente.

10. Gotas nasais

Colocar de 3 a 5 gotas de ghee morno ou óleo vegetal em casa narina pela manhã ajuda a lubrificar o nariz, limpar a sinusite, melhorar a voz, visão e clareza mental. Nosso nariz é a porta para o cérebro, então a prática nutri o prana e traz inteligência.

Para Vata: óleo de gergelim, ghee ou vacha (calamus) Para Pitta: brahmi ghee, óleo de girassol ou óleo de côco Para Kapha: óle de vacha (raiz de calamus)

11. Gotas nos ouvidos (Karana Purana)

Condições como sumbido nos ouvidos, excesso de cera de ouvido, má audição, ATM, são todos devidos a excesso Vata nos ouvidos. Colocar 5 gotas de óleo de gergelim morno em cada ouvido pode ajudar nestes distúrbios. Em seguida, dê aos ouvidos uma limpada leve com uma erva de seu biotipo. Enrole-a em algumas camadas de gaze fina, em seguida, limpe as orelhas.

Para Vata: óleo Mahanarayan, para limpeza Dashamula Para Pitta: óleo Brahmi, para limpeza pó de sândalo Para Kapha: óleo de Neem, limpeza com pó Vacha

12. Aplique óleo à cabeça e corpo (Abhyanga)

Esfregue óleo morno pela cabeça e corpo. Suavemente, a massagem diária com óleo no couro cabeludo pode trazer felicidade, bem como prevenir a dor de cabeça, a calvície, cabelos brancos e a queda de cabelo. Passar o óleo no corpo antes da hora de dormir ajudará a induzir o sono e manter a pele macia.

Para Vata: use óleo de gergelim morno Para Pitta: óleo de girassol ou de côco morno Par Kapha: óleo de girassol morno ou de mostarda.

13. Banho

Banho limpa e refresca. Remove suor, sujeira, fatiga, traz energia ao corpo, clareza à mente e santidade à sua vida.

14. Vestimenta

Usar roupas limpas traz beleza e virtude.

15. Uso de perfumes

Fragrâncias naturais, óleos essenciais ou perfumes trazem frescor, charme e alegria. Dá vitalidade ao corpo e melhora a auto estima.

Para Vata: melhores fragrâncias são hina ou âmbar Para Pitta: Khus, sândalo, jasmim Para Kapha: âmbar ou almíscar

16. Exercícios

Exercitar-se regularmente, em especial Yoga, melhora a circulação, força, e resistência. Ajuda a relaxar e ter sono profundo. Ajuda na digestão e na evacuação. Exercite-se diariamente até metade da sua capacidade, ou seja, até que se forme suor, na testa, axilas e espinha.

Vata: saudação do Sol 1x2, feita de forma lenta; Exercício lento e suave. Pitta: saudação da Lua 16x, moderadamente rápido. Kapha: Saudação do Sol 12x, feita rapidamente.

17. Pranayama

Após o exercício, sente-se calmamente e faça alguns exercícios de respiração profunda da seguinte maneira:

12 respirações nasais alternadas para Vata. 16 respirações de resfriamento de shitali (ondulando sua língua longitudinalmente e respirando através dela) para Pitta. 100 bhastrika (respirações curtas e rápidas) para Kapha.

18. Meditação

É importante meditar de manhã e a noite por pelo menos 15 minutos. Medite da maneira como você está acostumado. A meditação traz equilíbrio e paz na sua vida.

19. Agora é hora de seu café da manhã!

Sua refeição deve ser leve nos meses quentes (ou se o seu Agni está baixo) e mais substancial no frio.

Aproveite seu dia!

bottom of page